o pior de ser mãe

não é o parto e tanto menos o post-parto
não é o primeiro mês da vida do bebé e a montanha russa de emoções
não são as noites de pouco sono
não são as cólicas
não é o nascimento dos dentes
não é a posição corcunda até eles começaram a andar com o próprio pé
não são as birras
nem nenhuma outra fase do desenvolvimento natural do bebé/criança/adolescente/jovem
o pior de ser mãe são...
as outras mães.

Sim senhores, leram bem, as outras mães. As outras mães são seres altamente. Altamente...
...competitivos que dizem que o rebento com dois meses já rebola ou com um ano já lê (casos que os meus ouvido tiveram o prazer de testemunhar).
...expertos em medicina e puericultura que acham que só como fazem elas está bem e que passam a vida a dar-te lições de como fazer com o teu sem pedires, queres saber ou, na maioria das vezes, precisares.
...críticas em relação ao teu filho ou, pior, ao teu ser mãe. Olham para ti com menosprezo quando o teu filho faz birra, quando não come, não dorme ou não faz o que elas acham que deveria fazer. Acham que elas fariam muito melhor e sobre elas não caí nunca uma nódoa porque são mães exemplares. São do melhor que há.
...amnésicos que já nem se lembram como foi difícil sobreviver aos primeiros tempos do bebé. Aliás. baby blues é coisa de livros, nada que elas tivessem vivido. Também não se importam nada de estar o dia todo a tomar conta da crinaça porque é tudo amor e beldades e não têm memória de um dia difícil. O filho delas também nunca fez birra e portanto olham-te com estranhesa quando te queixas, quando estás cansada ou sem paciência.

É claro que há execpões que confirmam esta regra. Tenho amigas (boas amigas) que falam da maternidade com abertura e naturalidade, sem pudores. Que se queixam das coisas menos boas porque sabem que não são elas que invalidam o amor que se sente por um filho, a dedicação que por ele se tem, a felicidade que se sente. Que não me olham de canto quando digo que o primeiro mês de vida da Clara para mim foi terrível. Que as hormonas e o cansaço que chegaram a fazer pensar mas porque é que eu me meti nesta. Que se riem comigo dos meus disparates e partilham as inseguranças.
Mas estas são as minhas amigas, a outra categoria já o deixou de ser.

Sem comentários: