um ano e meio da Clara

Passaram só 18 meses desde aquela terça-feira de Janeiro, fria mas solarenga, em que vi pela primeira vez a minha filha e tenho a sensação que a tenho aqui comigo desde que me conheço. Estranho! Mas se pensar bem tenho-a comigo desde que me conheço como mãe e, no dia em que me tornei, é como se tivesse renascido.
Neste tempo aprendemos muitas coisas as duas embora os progressos que fez a pequena sejam mais evidentes. É um processo que se faz em conjunto, mãe e filha. À medida que ela vai crescendo e as suas necessidades mudando, vou crescendo eu também, aprendendo na base da tentativa-erro e ouvindo o meu instinto. É isto que descobri ser a maternidade.
Ela, entretanto, já não anda, corre. Muda de direcção em moviento e não se desequilibra. Trepa. Abre e fecha tudo. Desarruma e arruma com uma lógica toda dela. Quer comer sozinha e para já só não gosta lá muito de iogurte e cenouras cozidas. Pede para ver o Ruca Uuuuca, Uuuuca. Diz Mamã em todos os tons que comece e quando ainda assim não lhe respondo diz Mãe! muito imperativa. E tenta falar, falar imenso numa língua toda dela, e dá entoação a um mix de Clarez, italiano e português e eu passo os dias a tentar decifrar não só o que quer prononciar mas também em que língua o faz.
Diz:
Papà
Pápa
Áaaazie - grazie, obrigada em italiano
Áaaabua - água
Auda - ajuda
Onto - pronto, o está italiano para atende o telefone, metendo um telefone ou algo parecido da orelha
Pota - porta
Icicleta - bicicleta
Letí - leite
Ti ou xi - sim e si
No e Não
Caco - carro
Caca - cocó em italiano
Lala - Clara
Anda - Panda
Tata - boneca
Ita - Rita, a babysitter. Ultimamente tem chamado imenso por ela. Já não a vê há um mês e meio, desde que começou a creche, e deve ter saudades (tenho que lhe ligar). Vai para a creche toda contente, adora e passa o fim-de-semana a cantarolar as músicas que aprende e a fazer-lhe os gestos.
Desde que deixou de mamar às 5 da manhã foi adiando o primeiro pequeno-almoço e ultimamente tem dormido a noite toda seguidinha até de manhã.
Adora tratar das bonecas e peluces e brincar às cozinhas. Se estiver a dar música dança e é o verbo ir, sempre pronta para saír nem que seja só para ir visitar a avó que mora à nossa frente. É muito meiga e não se poupa nada nos beijos e festinhas mas quando vê o Filippo a dar-me um beijo ou abraço tem ataques de ciúme e lá vem ela salvar a mãe.
Começa a fazer as primeiras birras mas passam em meio minuto e tem pilhas duracel. Anda, anda, anda e por ela andava ainda mais. Continua a ser uma bebé serena, apesar da energia que transborda, alegre, comunicativa e cheia de confiança em si. E embora na páre um segundo quieta, respeita bastante os nãos.
Adora animais, todos sem exepção, do cão à mosca passando pelos gato, passarionho e...aranhas! Fala com todos e quer tocar-lhes, dar-lhes comida, brincar.
Amanhã temos controlo dos 18 meses na pediatra. Vamos lá ver o que nos diz.

1 comentário:

Dulce disse...

Um encanto, a Clarinha. Tem um dos nomes mais bonitos e luminosos que conheço!