momento mãe babada

Peço desculpa desde já pois venho aqui com a inteção explicita de gabar a minha filha. Quem não estiver interessado em ler rios de louvores à minha Clara é favor parar de ler já!

Ontem fui com a pequena ao pediatra especialista em intorelâncias alimentares e problemas do intestino e aparato digestivo que me confirmou a intorelância às proteinas do leite e me aconselhou há um ano.
Neste espaço de tempo eu eliminei da minha dieta todas as proteinas do leite, introduzi aos poucos da minha dieta e depois comecei a introduzir lentamente na da Clara até chegar a hoje, comendo e bebendo a Clara de tudo sem problemas. Mas queria ter confirmação que estava tudo bem e ainda fazer o ponto da situação aos seus 18 meses.
A consulta correu lindamente, a miss cresce muito bem (já mede 85 cm - percentil 90, e pesa 11,5kg - percentil 75, ou seja, é muito elegante embora as pregas das pernocas teimem em desaparecer!), a barriguita não tem problema nenhum e tudo não podia estar melhor.
O médico é muito carinhoso e brincalhão, passou a consulta a meter-se com a Clara, a dar-lhe mimo, a mostrar-lhe todos os aparelhos que usou. Nisto, e já estávamos na conversa final quando o médico se sai com:
Ela está ótima, continue a fazer como está a fazer e até lhe digo, neurologicamente falando, parece mais velha do que é. Parece uma criança de dois anos, pelo menos.
Como? A sério?
Sim, sim. Está muito desenvolvida para a idade. 
A sério? - já de bochicha bem vermelhinha - mas olhe que ela até nem fala muito. Começo meninas da mesma idade ou até mais pequenas que já falam imenso. Ela palra muito, passa a vida nisso, mas na maior parte das vezes não se percebe nada...
Mas olhe que está muito desenvolvida. E a fala não é assim tão significativa do desenvolvimento de que estou a falar eu. Há crianças que falam muito mas interagem muito pouco com o mundo que as rodeia. A Clara tem muita noção do mundo à sua volta, reage imenso aos estímulos externos, segue conversas, percebe perfeitamente tudo o que se lhe diz e participa nas brincadeiras como uma criança mais velha.
Ah, que bom. Fico feliz. Se calhar ela fala pouco porque é bilingue, então.
Sim, isso pode fazer com que demore mais a falar. Se calhar se falasse só uma língua tivesse mais vocabulário. Mas contínue a falar com ela em português, o pai em italiano e se puder, ensine-lhe mais línguas. Só lhe faz bem.

E pronto, com isto saí de lá toda inchada e com vontade de gritar a minha filha é a maior!!!
Estou eu a fazê-lo. E com esta me vou, que já exagerei. Não há nada pior que pais exaltados com os próprios filhos. São a ruína do futuro da humanidade....

1 comentário:

Becas disse...

Minha querida é notório todo o empenho com que vocês têm educado e ensinado a crescer a Clara. Nota-se uma criança muito feliz. E como avó(mãe duas vezes)fico também super babada.
Tadoro