ser portuguesa em Itália

A coisa mais constrangedora que pode aconteçer quando dizes que és portuguesa em Itália é um sorriso silêncioso ignorante de quem não sabe sequer que Portugal existe quanto menos onde está no mapa.
Em segundo lugar estão aqueles que reagem com um Portugal? Ah,Espanha! ou qualquer coisa do género Portugal e Espanha é tudo a mesma coisa. Estão lá na pontinha, devem ser muito parecidos, e tu que és vizinha deles deves saber imenso de tus hermanos. Então disparam com vou de férias a Barcelona, lá vendem as fraldas na farmácia ou no supermercado? Enfim, dentro do panorama geral, estes pelo menos sabem mais ou menos colocar Portugal no mapa.
Adiante! Que agora é a vez daqueles que sabem que entre Portugal e Brasil há alguma ligação. Não sabem lá muito bem o quê, mas arriscam um em Portugal fala-se brasileirio ou espanhol? (tipologia de pessoa também incluída na categoria anterior). Ou deixam o discurso no vago, dando a entender que Portugal é na América Latina, mas sem se comprometerem muito e perguntam entre português e brasileiro há muita diferença?
Depois há os corajosos, os que assumem a ignorância às claras e afirmam sim, Portugal uma região de Espanha ou, melhor ainda, ah, não sabia que Portugal era na Europa!, e coisas do género.
E é isto. Lá terei que ensinar a Clara a ser não só portuguesa mas bem minhota (que aqui não é um elogio, vá, mas paciência...), a meter a mão à cinta e a defender esta nacionalidade que herdou da mãe com muito orgulho, que vergonha devem sentir os outros, os ignorantes!

Sem comentários: