10 meses, o frio e a primeira ranheta

O outono este ano chegou tarde, mas em força. Num dia estavam 18º e no seguinte 8º. Assim, pam-pam!
Resultado? (o frio repentino e ter estado no fim-de-semana prolongado em Milão no entra e sai de lojas e a suar nas 5 horas de carro)
Há uma semana  e meia que a Clara está com o nariz pingão. Nada de mais, só umas ranhetas transparentes, mas é a primeira vez na sua vida que tem um nariz entupido a chatear-lhe o sono...
Tirando isso, e eu ter ficado congelada no dia em que inexplicavelmente a temperatura desceu, por aqui, aos 10 meses, estamos muito bem.
Hoje tivemos mais uma consulta com a pediatra que nos disse que a Clara está ótima. Cresce bem (muito bem, aliás), ouve e vê muito bem pelos testes que fez, e que só tem mesmo a pingoleta no nariz já que garganta, plumões e ouvidos não têm nadinha.
A intolerância vs integração de laticínios na minha dieta (que ela assume através do leite materno) está a correr muito bem, tanto é que ela já pode começar a comer queijo parmesão.
Aqui por casa cada dia que passa aprendemos uma habilidade nova. Acenar a quem parte já está consolidado, agora o que gostamos mesmo é de fazer cu-cu à mãe (escondendo-se atrás das cortinas ou dos bonecos maiores) e de passar o dia a lenvantar e a dar uns passinhos laterais. Sempre muito independente, que a pequena não gosta nada que lhe dê as mãos para dar os primeiros passos. Senta-se. Mas quando está em pé sozinha, apoiada no sofá, é vê-la a corrê-lo de uma ponta à outra. Um amor.
Adora curiosar dentro dos armários e delira quando se abre a porta de casa para sair (embora se desfaça em sorrisos quando voltamos). Gosta imenso de ver rolar o peão que a bisavó Ida lhe comprou, e para o ver abana muito com os braçinhos e faz o barulho dele. Mas a sua grande paixão são os sabores. Gosta de tudo, e quando mais forte o sabor, melhor. Come bróculos, cabrito e tangerinas que é uma maravilha. E é vê-la a babar-se com as comidas dos grandes...
E com esta coisa de experimentar frutas novas quando nós estamos na sobremesa e mordiscar pão depois das refeições, a gorducha deve andar mais saceada, já que são duas noites que não acorda para mamar. É seguidinho das 20:30 às 6:30. Mas quando acorda...até tenho vontade de fugir dela e da sua fome de leão!

 

1 comentário:

Bi disse...

Estou ansiosa para comer essa fofa de beijos!!!! <3<3